29/07/2015
TITÂNIO

Alcoa conclui aquisição da RTI

A Alcoa concluiu a aquisição da RTI International Metals, Inc., produtora global de titânio e especializada em produtos metálicos e serviços para a indústria aeroespacial. A fusão, anunciada em 09 de março, entrou em vigor em 23 de julho. Sob os termos do acordo de fusão, cada ação ordinária da RTI foi convertida no direito de receber 2,8315 partes de ações ordinárias da Alcoa, além de uma quantia em dinheiro ao invés de frações de ações ordinárias da Alcoa.
 
Com a RTI, a Alcoa amplia seu alcance na área de titânio mundial e cresce na parte aeroespacial, além de acrescentar tecnologias avançadas e recursos de materiais de maior poder de inovação na indústria aeroespacial, entre outras. "Hoje, a Alcoa conseguiu ampliar seu portfólio de aeroespacial", disse Klaus Kleinfeld, Chairman e Chief Executive Officer da Alcoa. "Ao combinar o talento e a tecnologia avançada da RTI e Alcoa, aumentamos significativamente o alcance do mercado aeroespacial da Alcoa. Através deste e de outros investimentos e inovações, estamos posicionando a empresa para capturar o crescimento ainda mais rentável e criar maior valor sustentável para os nossos clientes, funcionários e acionistas”. 
 
A Alcoa espera que a RTI contribua com US$ 1,2 bilhão em receitas em 2019, acima dos US$ 794 milhões que a RTI gerou em 2014, com 65% das receitas apoiadas por contratos ao longo dos próximos cinco anos. A rentabilidade da RTI deve chegar a 25% de margem EBITDA em 2019. Os contratos que sustentam o crescimento da RTI incluem o contrato recentemente anunciado com a Airbus para fornecimento de peças de titânio acabado estruturais para o novo programa da aeronave A350-1000. Pelo acordo, a Alcoa vai fornecer peças de titânio para a fuselagem, entre outros componentes.
 
A RTI está sendo integrada como uma unidade de negócios independente em produtos de engenharia do segmento de EPS da Alcoa. A nova unidade de negócios, chamada Alcoa Titanium & Engineered Products (aTEP), será liderada por Eric Roegner que foi nomeado presidente da ATEP, efetivamente imediatamente. Além disso, Roegner continua como Chief Operating Officer da Engineered Products and Solutions e Presidente da Alcoa Defense.

Veja também