CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Ajuda no combate à pandemia em Aripuanã

23/07/2021
A ação incluiu a assistência e manejo de pacientes críticos com diagnóstico de COVID-19.

 

A Nexa realizou nova etapa de capacitação de profissionais da saúde do Hospital Municipal Santo Antônio e no Centro Covid, em Aripuanã (MT). Coordenada pela consultoria N-1, a ação incluiu a assistência e manejo de pacientes críticos com diagnóstico de COVID-19. A programação teve início no dia 12 de julho, com aulas práticas e apropriação de protocolos médicos. A Nexa também doou equipamentos e insumos utilizados no combate à pandemia resultante do Termo de Doação de Bens e Serviços, homologado com a Prefeitura de Aripuanã. 

O primeiro ciclo das capacitações ocorreu em janeiro de 2021, cujas técnicas repassadas aos médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem envolveram aprendizados sobre outras síndromes respiratórias, além de ensinamentos sobre como enfrentar as complicações causadas pelo novo coronavírus. Além dos profissionais que atuam no Hospital Santo Antônio, foram contemplados com a capacitação os que atuam no Centro de Atendimento e Enfrentamento à Covid-19, inaugurado em setembro de 2020, no bairro Vila Operária. 

O Centro conta com uma equipe de médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e outros profissionais de apoio às atividades inerentes a essa unidade, onde é feito acolhimento aos usuários, consultas, coleta de exames RT-PCR bem como os testes rápidos, com entrega de Kits de medicamentos, obedecendo ao critério de avaliação e prescrição médica anti-COVID-19. "O atual cenário requer qualificação e investimento em capacitação para os profissionais que estão na linha de frente de combate à covid-19. O nosso propósito é promover as melhores práticas e garantir a qualidade da assistência nos serviços prestados à população aripuanense", disse Rodrigo Fonseca, o Gerente Geral de Mineração da Nexa do Projeto Aripuanã. 

A Nexa entregou também para a Secretaria de Saúde de Aripuanã novas aquisições que serão utilizadas no enfrentamento da COVID-19 em Aripuanã. Entre os itens doados estão mil testes antígenos para diagnosticar o coronavírus; 2 monitores de Transporte e Emergência Multiparâmetros para o distrito de Conselvan; 90 filtros para respirador HEPA e cinco máscaras de ventilação não invasiva (CPAD). Os insumos foram comprados pela Nexa e já foram entregues às equipes de saúde do município. Os equipamentos serão incorporados ao patrimônio da Secretaria Municipal de Saúde, sob a responsabilidade da Prefeitura de Aripuanã. Conforme o Termo de Doação de Bens e Serviços caberá ao poder público a gestão e manutenção dos itens doados.