Água de mina abastece comunidade na Bahia

22/03/2022
Empresa bombeia a água que brota no fundo da mina Pedra Preta para abastecer a comunidade de Brumado (BA).

 

Como parte do projeto “O Poder da Água para Transformar Vidas”, a RHI Magnesita construiu estruturas de tubulação e bombeamento da água que brota no fundo da mina Pedra Preta para abastecer a comunidade de Brumado (BA). Só em 2022, a previsão é que seja entregue aos moradores um volume de 18 milhões de litros de água. 

De acordo com a empresa, a água é bombeada para um reservatório localizado na comunidade e serve 10 famílias que enfrentaram problemas de escassez de água. Durante os 12 meses do ano, são bombeados até 50 mil litros de água por hora, volume que é direcionado exclusivamente para o plantio de hortaliças e dessedentação animal. 

Ainda com relação à água, a RHI Magnesita informa que já recircula 92% da água que é utilizada em suas unidades de mineração no Brasil. “Foram adotados processos de reúso em etapas como beneficiamento do minério e refrigeração de componentes metálicos, o que gera significativa economia, informa a empresa.

 “A RHI Magnesita se comprometeu, globalmente, a mapear as unidades localizadas em territórios com risco de escassez de água, estabelecendo metas para a redução de consumo e indicadores de performance. A companhia promove a cultura da economia e do bom uso deste recurso. Projetos como o de Brumado comprovam que há formas inteligentes de se aliar o uso sustentável da água a benefícios concretos para a comunidade”, afirma Carlos Eduardo Rodrigues, especialista em Meio Ambiente da companhia.