INSTITUTO ALCOA

Abertas inscrições para projetos comunitários

07/01/2016

 

Promovido pelo Instituto Alcoa, as inscrições do Programa de Apoio a Projetos Locais estão abertas e recebem projetos até o dia 26 de fevereiro através do site institutoalcoa.sponsor.com. O programa tem como objetivo incentivar a viabilização de projetos comunitários de organizações da sociedade civil e do setor público nas áreas de educação, trabalho e renda, saúde, meio ambiente, governança e segurança, por meio de investimentos financeiros e apoio de gestão e estratégias.

A seleção de projetos passa por várias etapas: Inicialmente, acontece a realização de um diagnóstico em cada localidade e suas principais demandas. Com base nos resultados, a Alcoa planeja o investimento social para o ano. Os projetos submetidos são analisados e priorizados pelos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias, que são formados por diferentes representantes da sociedade em cada localidade. Os projetos selecionados nesta etapa são encaminhados para avaliação e aprovação do Comitê Técnico do Instituto Alcoa.

Os projetos são aprovados de acordo com estratégias pré-definidas pelo Comitê do Instituto Alcoa, levando-se em conta quatro indicadores principais: alinhamento estratégico, em consonância com os focos e linhas de atuação do Instituto Alcoa; viabilidade financeira e/ou técnica asseguradas para o desenvolvimento da proposta; sustentabilidade, perspectiva de continuidade das ações após o término do apoio do Instituto Alcoa; aprendizagem, estratégias de avaliação e plano de divulgação das ações e resultados do projeto. Para garantir os investimentos, a cada quatro anos as unidades promovem o Painel Comunitário Alcoa, em que são apresentados os resultados do investimento social realizado nos últimos anos. “Nesse balanço, é possível verificar as melhorias feitas à vida local. Nosso objetivo maior é trabalhar para que as comunidades possam seguir sozinhas depois, trazendo independência e estrutura aos projetos”, ressalta Monica Espadaro, Gerente de Projetos do Instituto Alcoa.

O Instituto Alcoa e a Alcoa Foundation investiram R$ 6,9 milhões  em 55 iniciativas no ano passado, o que incluiu projetos comunitários, Programa ECOA, Projeto Cambará, capacitação dos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias e Programas Junior Achievement. Ao todo, mais de 62 mil pessoas foram beneficiadas. Com o compromisso de auxiliar a gestão de ONGs  e seu desenvolvimento de planos de ação com o intuito de fortalecer o papel estratégico nas comunidades em que atua, o projeto Cambará recebeu apoio pelo segundo ano consecutivo. Realizado em Tubarão (SC), Juruti (PA), São Luís (MA), Itapissuma (PE) e Poços de Caldas (MG), o projeto dá continuidade aos trabalhos realizados em 2014 e também iniciou novos temas.