AUTOMAÇÃO

ABB lança sistema para rolos de alta pressão

16/12/2015

 

A ABB, grupo especializado em tecnologias de energia e automação, lançou o RollXtendTM, a nova funcionalidade de sistema dos inversores de última geração. O novo sistema tem como objetivo melhorar a performance da prensa de rolos de alta pressão – HPGR - e a vida útil dos rolos em mineração. O RollXtendTM é baseado em compartilhamento de carga entre os rolos em tempo real, o que agrega vantagens significativas em termos de otimização da produção, reduz despesas operacionais e de capital, além de beneficiar os operadores em relação à saúde e à segurança.

O sistema permite que o operador gerencie em tempo real os torques fornecidos por cada um dos rolos e, além disso, é mantido o equilíbrio de velocidade mesmo com cargas distintas, reduzindo ao mínimo os deslizamentos e o desgaste de uma forma geral. A tecnologia RollXtendTM auxilia o ajuste da carga colocada em cada rolo com base no desgaste que eles sofrem, de modo que ambos os rolos possam ter a carga distribuída de maneira uniforme e, como consequência disso, melhora a vida útil geral do par de rolos.

Atualmente os HPGRs exigem inspeções e manutenção regulares para garantir que os danos aos pinos sejam contidos e que o equipamento continue a funcionar de forma eficiente. Com o sistemaRollXtendTM, segundo a ABB, a inspeção e manutenção podem ser realizadas sem o desacoplamento do drive principal. O novo sistemaprolonga a vida útil por completo da prensa de rolos de alta pressão (não somente dos rolos), oferece uma manutenção muito mais eficaz e segura e proporciona a flexibilidade operacional, melhorando a performance do processo de trituração, de acordo com a empresa.