TECNOLOGIA

ABB lança novo robô colaborativo em 2018

07/12/2017

 

Após o sucesso do robô de montagem de peças pequenas YuMi, lançado em 2015, a ABB prepara o lançamento oficial de um robô colaborativo, de braço único, em 2018. O equipamento foi apresentado durante a iREX 2017 – Exposição Internacional de Robótica realizada em Tóquio entre 29 de novembro e 2 de dezembro. 
 
Os robôs colaborativos são desenvolvidos para trabalhar na fábrica lado a lado com humanos, com o objetivo de aumentar a produtividade e ajudar na transição para a customização em massa. O lançamento tem uma carga útil de 500 gramas e, por ser compacto, pode ser facilmente integrado às linhas de montagem já existentes, aumentando a produtividade. O novo robô também tem programação direta, eliminando a necessidade de treinamento especializado para operadores.
 
“O sucesso do YuMi excedeu as expectativas; originalmente projetado para montar peças pequenas, acabou se provando extremamente versátil — é capaz de resolver o Cubo de Rubik (cubo mágico), preparar um sushi, embrulhar presentes e até reger uma orquestra. Com base no enorme sucesso do YuMi, esperamos que nosso novo robô de um braço seja igualmente bem recebido, especialmente por ter sido desenvolvido a pedido de nossos clientes”, disse Sami Atiya, presidente da divisão de Robotics and Motion da ABB.
 
"O mais novo robô é uma adição bastante aguardada à "fábrica do futuro", possibilitando aos nossos clientes crescer e prosperar na era da customização em massa. Combinar esse robô com as soluções digitais do ABB Ability permitirá que nossos clientes mudem de patamar no que se refere à eficiência e confiabilidade de suas indústrias", disse Per Vegard Nerseth, diretor executivo da ABB Robotics.