11/07/2018
SBG

49º. Congresso em momento de retomada

O 49º Congresso Brasileiro de Geologia será realizado entre os dias 20 e 24 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. O evento irá debater a retomada – ainda que discreta - dos investimentos na mineração e no petróleo e gás no Brasil e as perspectivas positivas para os geólogos brasileiros. 
 
O diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Décio Oddone, estará presente na abertura para falar sobre a previsão de novos investimentos no setor de óleo e gás. “Será uma oportunidade para se discutir as grandes questões em torno do desenvolvimento da Geologia hoje no País”, afirma Hernani Aquini Fernandes Chaves, presidente do Núcleo RJ da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) e da Comissão Organizadora do Congresso. Especialista em óleo e gás, o geólogo vê com otimismo os novos leilões previstos para 2018 e 2019, a recuperação dos preços do petróleo no mercado internacional e a atual administração da Petrobras.
 
Atualmente, o setor petrolífero absorve 27% dos geólogos que atuam no mercado, enquanto 34% estão na mineração. Hoje são 11.578 geólogos registrados no Confea/Crea e cerca de nove mil em atividade (dados Linkedin) em todo o País, sendo 4.685 associados à SBG. Anteriormente uma profissão dominada por homens, as mulheres ganham cada vez mais espaço e já disputam o mercado em condições de igualdade nos 33 cursos de Geologia e nos três cursos de Engenharia Geológica existentes no País.
 
O evento espera reunir aproximadamente quatro mil profissionais (da indústria, comércio e serviços), pesquisadores, professores, estudantes (graduação e pós-graduação) das diversas áreas de conhecimento das Ciências da Terra. O Congresso deve atrair também interessados nos temas que envolvem as Geociências, seja na área aplicada ou teórica/acadêmica, além da comunidade em geral. 
 
Deverão ser apresentados 2.175 trabalhos técnicos e científicos durante o Congresso, com temas relacionados com a formação básica dos profissionais de Geologia, além de aspectos sobre a atividade do geólogo e o mercado de trabalho. Outros temas debatidos serão Petróleo e Gás, Segurança do Trabalho, Defesa das Instituições Públicas de Geologia e da Ciência Brasileira e Meio Ambiente e Licenciamento. Maiores informações pelos sites https://www.49cbg.com.br/ e http://www.sbgeo.org.br/.

Veja também

16/07/2018
MATO GROSSO | Eventos abordam nova fronteira mineral
29/06/2018
EQUIPAMENTOS | M&T fica para o final de novembro
14/06/2018
BRASIL/ALEMANHA | 3ª Conferência de Mineração em MG
07/06/2018
PEDRAS PRECIOSAS | Rio e Bahia fomentam negócios
24/05/2018
EXPLORAÇÃO MINERAL | Clima de otimismo domina VIII Simexmin
18/04/2018
TERRITÓRIOS | Seminário discute riquezas compartilhadas
12/04/2018
EXPLOSIVOS | Workshop on-line sobre desmontes