CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Sucesso em teste de biocombustível em navio

30/06/2021
A mistura de biodiesel reduz as emissões de dióxido de carbono em comparação ao uso de combustível marinho 100% convencional.

 

A Anglo American concluiu com sucesso o teste de uso de biocombustível sustentável para abastecer um navio capesize fretado durante uma viagem de Cingapura à África do Sul. A mistura de biodiesel, produzida pela conversão de óleo de cozinha residual da indústria de alimentos e bebidas de Cingapura, reduz as emissões de dióxido de carbono em comparação ao uso de combustível marinho 100% convencional.

O CEO dos negócios de Marketing da Anglo American, Peter Whitcutt, disse que o frete marítimo de baixa emissão é crucial para impulsionar a sustentabilidade de longo prazo da indústria marítima. “Moldar uma transição eficaz requer um quadro abrangente de soluções complementares, nas quais os combustíveis navais alternativos têm um papel importante a desempenhar”. 

A Anglo American tem fechado parcerias com participantes da indústria com ideias semelhantes para melhorar a compreensão dos fatores que podem impactar a escalabilidade futura desta solução. “O sucesso desse teste marca um passo importante no estabelecimento do biocombustível como uma opção viável, alinhada aos princípios econômicos circulares. Esses esforços também reforçam nosso compromisso como organização de reduzir as emissões em toda a cadeia de valor, à medida que trabalhamos em direção à neutralidade de carbono em nossas operações até 2040”. 

O teste realizado a bordo do Frontier Jacaranda, um graneleiro capesize da empresa de navegação japonesa NYK Line, foi fundamental para verificar a estabilidade do biocombustível armazenado e seu desempenho como combustível. Os dados coletados estão fornecendo novas percepções sobre os esforços mais amplos para introduzir biocombustíveis no setor marítimo, abrindo caminho para melhorar a relação custo-benefício e usar misturas de porcentagens mais altas em testes futuros. A conversão de óleo de cozinha residual em combustível para transporte se alinha com os princípios da economia circular, fornecendo um uso novo e ambientalmente benéfico para o que de outra forma seria descartado.

A Toyota Tsusho Petroleum forneceu a mistura de biodiesel, composta por 7% de biocombustível e 93% de combustível normal. A combinação reduziu as emissões de dióxido de carbono em cerca de 5%, e está em conformidade com os requisitos da Organização Internacional de Padrões para combustíveis navais e não requer modificações substanciais no motor.

A Anglo American fechou parceria com a empresa Alpha Biofuels, de Cingapura, que converte óleo de cozinha residual em biocombustível, para misturar este biodiesel sustentável em tanques costeiros no país asiático.

A Anglo American está explorando uma série de maneiras de reduzir a intensidade do carbono em suas operações de frete marítimo, incluindo o uso de amônia como combustível marítimo alternativo, bem como adicionar navios capesize + em sua frota fretada movida a GNL, o que reduz as emissões de CO2 em aproximadamente 35%.