Entrega do projeto IntegrArte Paracatu

21/10/2021
O projeto conta a história da cidade de Paracatu e suas tradições em painéis pintados em muros.

 

A Kinross, para comemorar os dez anos do Programa Integrar e os 223 anos de Paracatu – município onde atua – entregou o projeto IntegrArte Paracatu, que conta a história da cidade e suas tradições em painéis pintados em muro do Jóquei Clube, na região central. Com presença do prefeito Igor Santos e da diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, Ana Cunha, a inauguração aconteceu no dia 19 de outubro.

Obra da artista local Janaína Campos, o IntegrArte Paracatu será o maior mural interativo de arte urbana de Minas Gerais. São 750 m² (250 de extensão e três de altura) divididos em 30 murais. Todos eles são interativos e remetem a um episódio histórico ou ao patrimônio cultural e natural da cidade. As imagens estão dispostas como páginas de livro, com espaços para textos que contextualizam as pinturas, em fendas nas pontas, simulando um virar de página.

A artista apresenta no mural temas como o ciclo do ouro, o patrimônio histórico, a arquitetura colonial, a cozinha mineira, a paisagem do cerrado e suas peculiaridades de fauna e flora, a tradição das quitandeiras, as manifestações culturais, as comunidades quilombolas e o patrimônio natural. A ideia do mural interativo surgiu após visita a São Paulo há alguns anos, quando conheceu o trabalho de Eduardo Kobra, muralista paulistano com obras espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.  

Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, diz que o mural interativo é um presente para a cidade. "A arte traz leveza à vida. É por isso que o eixo Cultura do programa Integrar valoriza e apoia ações como essa, de integração e valorização da cultura, por meio de diferentes manifestações culturais. Participar do IntegrArte, em especial, foi muito gratificante, porque ele significa conexão da Kinross com a cidade, as pessoas, sua história e toda a sua singularidade", diz ela.