Destino ambientalmente correto para lixo em Vazante

29/11/2021
O programa contribuirá com a coleta seletiva de Vazante, além de promover a economia circular.

 

A Nexa, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Vazante, criou o Programa Recicla Aí, dividido em duas frentes: Recicla.aí - Resíduos Sólidos e o Recicla.aí Compostagem. O município de Vazante gera mais de 12 toneladas diárias de resíduos domésticos, dos quais cerca de metade é resíduo orgânico compostável (46,44%), como sobras de alimentos, folhas, e galhos, e 21,3% são recicláveis, como papel e papelão, vidro, metal, plástico etc. Isto significa que quase 70% do resíduo gerado no município poderia ser aproveitado para gerar adubo pela compostagem (resíduo orgânico compostável) ou novas matérias-primas, pela reciclagem. 

Atualmente, Vazante destina a maior parte de seus resíduos para o aterro sanitário municipal, reduzindo sua vida útil e desperdiçando um potencial de gerar renda e novos produtos. O programa contribuirá com a coleta seletiva de Vazante, além de promover a economia circular, gerar novas rendas, aumentar o nível de educação ambiental e reduzir custos públicos com a destinação dos resíduos para aterro, e, ainda, melhorar a gestão da associação de catadores e recicladores da região e aumentar a participação da comunidade. 

Inicialmente, a parceria distribuiu 100 composteiras domésticas e irá instalar 20 novos pontos de entrega de resíduos recicláveis, denominados de LEVOs e, criará um site personalizado que vai ajudar a população a esclarecer suas dúvidas sobre o projeto e a coleta seletiva no município. 

Os pontos de descarte LEVOs permitirão à população destinar os materiais recicláveis para a coleta, sendo dez na área urbana e outros dez na rural. A expectativa é transformar até seis toneladas de lixo orgânico em adubo orgânico e reciclar cinco toneladas de vidro, papel e papelão, plástico, metal e outros, mensalmente. O objetivo é alcançar dez toneladas em segundo momento. Além disso, as composteiras transformam o chamado "lixo orgânico" em adubo, com a ajuda de minhocas. 

Em uma próxima etapa, o projeto irá escutar a população do município a partir de pesquisa de opinião, para planejar as melhorias e adotar ações mais alinhadas a necessidade da cidade. Ao longo de 2022, a expectativa é implantar uma unidade de compostagem para produzir adubo com resíduos orgânicos da cidade, melhorar a estrutura da associação de catadores e otimizar a coleta seletiva junto às campanhas de comunicação e sensibilização dos munícipes. "Além da questão relacionada a sustentabilidade, o programa é fundamental para disseminar a educação ambiental, o consumo consciente e pensar no futuro de Vazante. Com ele, ampliamos nossa visão geral sobre os resíduos que geramos diariamente e como eles podem se transformar em algo mais sustentável com benefício para todos", comenta Marina Noronha, coordenadora de Gestão Social da Nexa.